Quer a sua Internet mais rápida

Maio 19, 2009

dns

“Descobri recentemente o serviço OpenDNS, que oferece um servidor DNS gratuito que com uma simples configuração deixa a sua Internet mais rápida, segura e inteligente.Como tornar mais rápido? A cada vez que entramos num site ou mandamos um e-mail, o servidor DNS do seu ISP interpreta o endereço digitado no IP do servidor que deseja ter acesso. Se o servidor DNS do seu ISP não conseguir encontrar o IP, ele manda a informação para um servidor DNS acima que faz a mesma procura. Isso repete-se até encontrar o IP referente a página que deseja.

Muitas vezes caímos em determinado servidor DNS sobrecarregado que demora a resolver o endereço, assim o acesso ao site fica lento. O OpenDNS tem uma grande lista de IP e o respectivo endereço, a qual é alimentada diariamente pelos acessos. Sendo assim, toda a vez que entrarn um site e utilizar o OpenDNS, o IP do site será resolvido rapidamente, não precisando esperar pela resposta de inúmeros servidores DNS pela Internet a fora. É possível ter acesso a uma página directamente pelo IP, façam um teste: http://216.239.37.104/.

Como tornar mais segura?

O OpenDNS tem uma BlackList de sites indevidos (como Phishing), ao tentar entrar num site desse tipo o OpenDNS automaticamente bloqueia e mostra a mensagem abaixo.

Como tornar mais inteligente?

Se por acaso digitar um endereço errado, o OpenDNS tenta corrigir o erro e caso não consiga abre uma página de pesquisa, por exemplo: ao escrever www.pplware.co o OpenDNS automaticamente corrigiu para www.pplware.com. Quando digitei www.plware.com, o OpenDNS não conseguiu corrigir o endereço e mostrou uma página de pesquisa sugerindo 5 endereços onde o 2º era o qual eu desejava.

Como configurar o seu computador?

A configuração é fácil e rápida. Siga as instruções no site. Recomendo que anote o endereço do Servidor DNS primário e secundário que estão configurados no seu computador caso não goste do OpenDNS e deseja voltar a configuração anterior.”

Mais informação: Configuração para Windows

Mais informação: Configuração para Linux

Mais informação: Configuração para MAC

Deixe um comentário