ESCOLA

Junho 22, 2009

Um poema de um grande colega e amigo da escola. Perfeita noção do que têm feito connosco no ensino.

Comecei a ir à Escola
Quando era ainda criança
Lá fui com minha sacola
Cheia de sonhos e esperança

Nunca andei de triciclo
Fiz a Escola Primária
segundo e terceiro ciclo,
E depois a Universitária

Lembro-me do 25 de Abril
Passado à janela fechada
Como lobito  em seu covil
Na minha Pátria amada

Estudei para Docente
Objectivo que me é sagrado
Era o sonho em minha mente
Como se fosse um “El Dourado”

Foi para mim grande vitória
Trabalhar na escola pública
Ensinar aptidões e a nossa história
E o conceito  da Respública

O significado de Liberdade
E do direito de opinião
P’lo  Saber e p´la Vontade
Para  não ser mero peão

Para agora me afogar
Entre inutil papelada
Como bruxo no lagar
Numa morte anunciada

A alegria me foi roubada
Por insensiveis algozes
Minha Paz Perturbada
Por ignorancias atrozes.

Porque parece não chegar
Temos  de ser facilitistas
Pois ser sério, pode levar
A que nos chamem masoquistas

O professor é como um escravo
Que deve o aluno “passar ao colo”
Por vezes agredido e maltratado
Que enorme desconsolo

Sabe até um inculto lavrador
Que de pequenino se torce o pepino
Mas não sabe o legislador
Que induz em erro o menino

A escola é local de passagem
Para os jovens desenvolver
E um lugar de aprendizagem
Para poderem na vida vencer

Agora  ataram-nos os braços
Tiraram-nos o resto da autoridade
Aprisionaram nossos  passos
E  sentido da  Responsabilidade.

E com a cultura desta “tropa”
Apesar do que se pinta
Estaremos na cauda da Europa
Seja dos quinze ou dos trinta.

Um Professor Desiludido (19–02–2008)

Nostradamus

Deixe uma Resposta

