Profissionalização – Habilitação própria

Abril 28, 2010

Sempre que me lembro do estado em que me encontro desde que há 6 anos optei por enveredar pelo ensino, só me lembro de 1000 nomes muito feios para chamar às pessoas que nos últimos 4 anos passaram pelo ME, principalmente, Luluzinhas e incompetentes Walterzinhos.
Pois bem, voltam os concursos e volta a impossibilidade de concorrer, ficando a aguardar pelas tão promissoras ofertas de escola lá para meio de Setembro. Mas porque raio pergunto eu, a profissionalização em serviço acabou?????
E nas minhas pesquisas encontrei um grupo de colegas que “julgo” encontram-se a realizar algum trabalho no terreno sobre a nossa situação.
Deste modo vou transcrever o que tenho lido:
“Tal como referi em http://www.saladosprofessores.com/forum/index.php/topic,3499.msg156189.html#msg156189 a data do Plenário é 24 de Maio, Sábado. Lá será feito o ponto da situação e apresentada mais uma via na tentativa da resolução do problema, que tal como muitos outros – nunca é de mais relembrar – persiste por via da legislação imposta pelo ME e pelo Governo. Prova de que o assunto não foi deixado cair, é que, ainda no passado fim-de-semana, no X Congresso da FENPROF, reafirmámos essa nossa posição, que consta dos EIXOS REIVINDICATIVOS lá aprovados:”
Posição FENPROF:
“(…)
O concurso a realizar em 2011 deverá reger-se por um novo diploma legal que consagre os princípios antes referidos. É preciso, também, que este novo diploma acabe com o impedimento de candidatura dos professores de habilitação própria, hoje injustificadamente imposto na legislação, quando, na verdade, o ME continua a necessitar destes docentes para a leccionação de diversas áreas, bem como deve ser retomada a possibilidade de acesso destes docentes à profissionalização em serviço. Nos casos em que esta não seja possível, a FENPROF procurará criar condições, junto de instituições de ensino superior, para a obtenção de qualificação profissional através do ajustamento do 2.º ciclo de Bolonha, pela concessão de equivalências a cadeiras já realizadas durante a formação inicial.”

Vou tentar estar actualizado relativamente a isto e sempre que achar oportuno vou acrescentando informação.

Deste modo espero algum feedback dos colegas que se encontram em situação idêntica respondendo a este “post” e colocando algumas dúvidas que possam ser oportunas.

Deixe uma Resposta

